Brasília, Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário PLEN - Congresso fiscalizará recursos da saúde para evitar uso político, diz senadora

PLEN - Congresso fiscalizará recursos da saúde para evitar uso político, diz senadora

E-mail Imprimir PDF

Congresso fiscalizará recursos da saúde para evitar uso político, diz senadora.

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) disse, durante sessão plenária remota nesta sexta-feira (20), que o Congresso Nacional vai acompanhar com atenção a aplicação dos recursos federais a serem autorizados pelo Executivo a partir do reconhecimento do estado de calamidade pública no Brasil, em razão da pandemia do novo coronavírus. A aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/2020 não significa “um cheque em branco” para que estados e municípios façam uso político dos valores a serem destinados, ressaltou:

— Que os políticos coloquem a mão na consciência, que se esqueçam dessas questões agora, se é inimigo político, se não é. Isso não importa de forma alguma para nós, brasileiros, porque o dinheiro, o recurso para a saúde, tem que ser direcionado para determinado local que tem condições de atender, e não para certo hospital em que esse valor não vai causar o mesmo impacto de atendimento e com a mesma rapidez que outras unidades de saúde — explicou.

Soraya ainda defendeu que sejam realocados para as ações de controle da epidemia os recursos direcionados para o fundo especial de campanha e para a realização das eleições municipais.

— Estou protocolando uma PEC hoje [sexta-feira], em razão também da eleição que vem agora. Não podemos destinar dinheiro para as eleições, sendo que estamos precisando de dinheiro para a saúde, e aí vamos desfavorecer candidatos que não estão no poder — observou.

Fonte: Agência Senado