Brasília, Domingo, 16 de Junho de 2019

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário Plenário pode votar MP que viabiliza empréstimos do FGTS para santas casas

Plenário pode votar MP que viabiliza empréstimos do FGTS para santas casas

E-mail Imprimir PDF

MP que viabiliza empréstimos do FGTS para santas casas

Plenário pode votar MP que viabiliza empréstimos do FGTS para santas casas.

A Medida Provisória 859/18 complementa a lei que autorizou a criação de linha de crédito com recursos do FGTS para socorrer as santas casas. Votações da Semana Santa começam nesta segunda-feira

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, a partir de hoje, a Medida Provisória 859/18, que limita a taxa de risco de empréstimos a santas casas e hospitais filantrópicos sem fins lucrativos.

A MP fixa em um máximo de 3% o adicional de risco para empréstimos a essas entidades com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse adicional será somado à taxa de juros do empréstimo. A captação poderá ser feita até o fim de 2022.

A proposta altera a Lei do FGTS (Lei 8.036/90) e complementa a Lei 13.778/18, oriunda da MP 848/18, editada para permitir o uso dos recursos do fundo nesta finalidade.

Um dos critérios exigidos é que as santas casas e os hospitais filantrópicos atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, o FGTS só podia ser aplicado em habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

A única mudança no projeto de lei de conversão da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) é a inclusão das instituições sem fins lucrativos que ajudam pessoas com deficiência entre os beneficiários.

Fonte: 'Agência Câmara Notícias