Brasília, Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário PLEN - Dia Mundial da Tuberculose

PLEN - Dia Mundial da Tuberculose

E-mail Imprimir PDF

Em sessão solene, deputados defendem medidas para combater a tuberculose.

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (26) em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a criação de um comitê intersetorial para combater a doença. Esse grupo seria composto por representantes do Poder Legislativo, dos municípios, dos estados, do Ministério da Saúde e da sociedade civil.

“Temos de trabalhar na inovação nas terapias medicamentosas e na identificação dos segmentos mais vulneráveis da população”, afirmou a parlamentar, que solicitou a sessão.

Citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Kokay informou que, em 2017, foram notificados no Brasil quase 70 mil novos casos de tuberculose.

Mortalidade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ressaltou a importância de chamar a atenção para a gravidade da doença infecciosa que mais mata no mundo na atualidade. “A Câmara vem somar-se ao esforço internacional de erradicação dessa terrível enfermidade”, destacou.

Transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (ou bacilo de Koch), a tuberculose afeta principalmente os pulmões. Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da doença.

No mundo, mais de um milhão de pessoas morrem anualmente em decorrência da tuberculose, conforme a OMS.

Confira aqui a íntegra da sessão solene

Fonte: 'Agência Câmara Notícias'