Brasília, Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário PLEN - Senador pede validação de diplomas para aumentar número de médicos em Mato Grosso

PLEN - Senador pede validação de diplomas para aumentar número de médicos em Mato Grosso

E-mail Imprimir PDF

Senador pede validação de diplomas para aumentar número de médicos em Mato Grosso

Senador pede validação de diplomas para aumentar número de médicos em Mato Grosso.

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) reclamou nesta terça-feira (14) em pronunciamento, da falta de médicos e de outros profissionais de saúde no Brasil e especificamente no seu estado, para o combate à pandemia da covid-19. Ele informou que, segundo o Conselho Regional de Medicina, somente no território mato-grossense 210 médicos já foram contaminados, além de muitos enfermeiros e técnicos.

Em um esforço para solucionar esta situação, o parlamentar anunciou ter pedido ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que edite uma medida provisória autorizando que a prova do Revalida, que não é feita desde 2017, seja realizada excepcionalmente de forma remota neste ano. Este exame permite que profissionais formados no exterior possam ser reconhecidos como médicos no Brasil.

Carlos Fávaro também enviou ofício para o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso para que ele conclua a revalidação dos diplomas de mil cento e vinte e um médicos que se formaram no exterior e que já fizeram três fases desse processo. Para isso, a última prova poderia ser feita remotamente, o que tem amparo legal, de acordo com o senador.

— E a outra excepcionalidade é que profissionais com 75% do curso concluídos já estão autorizados a receber o seu diploma e ir trabalhar, ir buscar o mercado de trabalho — afirmou.

Fonte: Agência Senado