Brasília, Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário PLEN - Senador pede que Câmara vote cobertura de quimioterapia oral por plano de saúde

PLEN - Senador pede que Câmara vote cobertura de quimioterapia oral por plano de saúde

E-mail Imprimir PDF

Senador pede que Câmara vote cobertura de quimioterapia oral por plano de saúde

Senador pede que Câmara vote cobertura de quimioterapia oral por plano de saúde.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (18), o senador Reguffe (Podemos-DF) classificou como “importante vitória” a aprovação do projeto de sua autoria que obriga os planos de saúde a cobrir quimioterapia de uso oral registrado na Anvisa por portadores de câncer. O PLS 6.330/2019 foi aprovado pelo Senado no dia 3 e agora será analisado na Câmara.

Preocupado com a possibilidade de “engavetamento” da proposta pelos deputados, Reguffe pediu o apoio da população para pressionar, a partir de seus estados, todos os deputados federais para que aprovem o texto. Segundo o senador, é um projeto importante, que vai desburocratizar e facilitar a vida de milhares de pacientes que precisam de tratamento do câncer em todo o Brasil.

— Eu quero pedir o apoio de vocês. E pedir que vocês mandem mensagens para os deputados federais, pressionando-os a respeito desse projeto. Uma matéria que foi aprovada por unanimidade pelos senadores, mas que agora, na Câmara dos Deputados, o lobby de alguns interesses econômicos poderá levar ao engavetamento do projeto. Se ele for colocado em votação, dificilmente algum deputado votará contra, porque é um projeto que vai beneficiar milhares de pacientes. Então, como eles não podem colocar em votação, porque o projeto seria aprovado, eles simplesmente querem engavetar, não deixam votar. Isso, inclusive, é antidemocrático. Se alguém quiser votar contra, é democrático, vote contra; mas não votar é que eu não tenho como aceitar — argumentou. 

Fonte: Agência Senado