Brasília, Sábado, 04 de Abril de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Página Inicial Amenidades Senado receberá iluminação verde em conscientização à neuromielite óptica

Senado receberá iluminação verde em conscientização à neuromielite óptica

E-mail Imprimir PDF

Senado receberá iluminação verde em conscientização à neuromielite óptica.

A cúpula e o edifício principal do Senado receberão na noite desta quarta-feira (25) iluminação na cor verde em alusão ao Dia de Conscientização da Neuromielite Óptica (NMO), doença rara que causa inflamação no nervo ótico e na medula espinhal, também conhecida como doença de Devic. A iluminação foi iniciativa do gabinete do senador Romário (Podemos–RJ) e deverá se estender até sábado (30). Romário é autor do PLS 487/2017, que instituiu o Dia de Conscientização da enfermidade em 27 de março.

— Que seja um dia de conscientização dessa doença rara, de caráter autoimune e que causa muito sofrimento aos seus portadores. Ainda não existe cura para ela, mas eu acredito que a instituição deste dia irá contribuir para despertar a importância do diagnóstico precoce, que é essencial para iniciar o tratamento e impedir o agravamento da doença, bem como promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes ­— afirmou o senador.

Neuromielite óptica (NMO) é uma doença inflamatória do sistema nervoso central que acomete principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, ocasionando diminuição da visão e dificuldade para andar, dormência nos braços e nas pernas e alterações do controle da urina e do intestino.

Doenças raras

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estima-se que 13 milhões de pessoas tenham doenças raras no país. O Ministério da Saúde aponta para a existência de 6 mil a 8 mil tipos diferentes de doenças raras, enfermidades de caráter degenerativo ou proliferativo que afetam até 65 em cada 100 mil indivíduos. Não há cura para as doenças raras e as opções terapêuticas são reduzidas.

Fonte: Agência Senado