Brasília, Domingo, 05 de Abril de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Página Inicial Amenidades Câmara premia entidades com reconhecida atuação na saúde da mulher

Câmara premia entidades com reconhecida atuação na saúde da mulher

E-mail Imprimir PDF

Câmara premia entidades com reconhecida atuação na saúde da mulher

Câmara premia entidades com reconhecida atuação na saúde da mulher.

A Câmara dos Deputados premiou hoje entidades de vários estados reconhecidas por sua atuação na saúde da mulher. O prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher é também uma homenagem ao ex-deputado José Aristodemo Pinotti, médico especializado em câncer ginecológico e de mama, morto em 2009 quando cumpria seu terceiro mandato na Câmara.

Foram premiadas a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (ES); a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (MG); o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos (BA); a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (CE) e as Obras Sociais Irmã Dulce (BA). 

O prêmio foi entregue pelo 2º secretário da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG). “Este prêmio me traz uma referência emocional. Trabalhei durante dois mandados com o dr. Pinotti e vi o quanto ele foi importante para a saúde da mulher. Este prêmio também é um reconhecimento ao parlamentar que soube ser o catalizador deste movimento e dos avanços nessa área”, disse o deputado.

Também participou do evento Marianne Pinotti, filha do ex-deputado Dr. Pinotti. Ela destacou os avanços na saúde da mulher ocorridos desde os anos 80, mas disse que ainda são insuficientes. “Na época, tínhamos 160 mortes de mulheres a cada 100 mil partos. Hoje temos 62. Mas ainda estamos muito atrás de países como a Polônia, que tem 4. O prêmio simboliza tudo isso, a luta do meu pai e a necessidade de investimento na saúde da mulher”, disse.

Lucrécia Savernini, representante de uma das entidades agraciadas, a Obras Sociais Irmã Dulce, da Bahia, comemorou o prêmio. “Somos uma instituição 100% SUS (Sistema Único de Saúde). São 40 mil m2 de área construída, com 954 leitos. Atendemos na linha de cuidado com a mulher, dedicação às crianças e hospital geriátrico, com identificação muito forte com Dr. Pinotti”, disse.