Brasília, Sábado, 23 de Outubro de 2021

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Página Inicial Amenidades Iluminação verde na cúpula da Câmara chama a atenção para a distrofia muscular

Iluminação verde na cúpula da Câmara chama a atenção para a distrofia muscular

E-mail Imprimir PDF

Iluminação verde na cúpula da Câmara chama a atenção para a distrofia muscular.

A Câmara dos Deputados ficará iluminada de verde até esta quinta-feira (16) em apoio ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne e ao Dia Nacional de Conscientização Sobre as Distrofias Musculares, que ocorrem neste mês de setembro.

As distrofias musculares formam um grupo de mais de 30 doenças. Estima-se que haja mais de 104 mil pessoas no Brasil com algum tipo de distrofia muscular. A doença é caracterizada pela fraqueza progressiva da musculatura esquelética com prejuízo para os movimentos.

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é o tipo de distrofia muscular mais comum e mais severo, que afeta um a cada 3.500 meninos.

A iluminação da cúpula atende a pedido dos deputados Otoni de Paula (PSC-RJ) e Aroldo Martins (Republicanos-PR)

Diagnóstico
O objetivo da mobilização é fornecer mais informações para que haja um aumento de diagnóstico precoce. Atualmente, é possível realizar um exame de sangue para análise do DNA que permite determinar, com até 70% de certeza, o tipo de distrofia. Embora não haja cura, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir a velocidade da progressão da doença com tratamento realizado por equipe multiprofissional.

Fonte: Agência Câmara de Notícias