Brasília, Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Comissões CSSF - Projeto dá publicidade aos direitos dos pacientes na rede hospitalar

CSSF - Projeto dá publicidade aos direitos dos pacientes na rede hospitalar

E-mail Imprimir PDF

6237094AF00B754742574F200ECFC609D27C paciente

Projeto dá publicidade aos direitos dos pacientes na rede hospitalar.

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados obriga as unidades de saúde públicas e privadas a afixarem cartazes de orientação e alerta à população a respeito da omissão de socorro, em locais de fácil visualização pelos pacientes.

Pelo texto, os cartazes deverão trazer informações de esclarecimento quanto ao direito de acesso aos serviços de saúde; às prioridades de atendimento conforme a gravidade do caso; aos deveres e responsabilidades dos serviços; aos órgãos envolvidos com a apuração da omissão de socorro; e às situações que podem configurar tal omissão de socorro, como a recusa de atendimento.

Direitos e deveres
O autor da proposta (PL 11015/18), deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), acredita que o desconhecimento dos pacientes sobre seus direitos e dos profissionais de saúde sobre seus deveres configura uma das principais razões para a omissão de socorro.

“Os direitos, deveres, responsabilidades e atribuições precisam ficar bem claros, tanto para os pacientes quanto para os funcionários das instituições de saúde. A publicidade é um princípio constitucional importante na garantia e na proteção desses direitos”, afirma Gaguim.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Fonte: 'Agência Câmara Notícias'