Brasília, Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Comissões Em reunião de frente parlamentar, governo anuncia curso de capacitação para agentes comunitários

Em reunião de frente parlamentar, governo anuncia curso de capacitação para agentes comunitários

E-mail Imprimir PDF

Em reunião de frente parlamentar, governo anuncia curso de capacitação para agentes comunitários.

Capacitação é reivindicação antiga da categoria

Durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, nesta sexta-feira (2), o governo anunciou que será lançado em dezembro o curso técnico para uma melhor capacitação destes profissionais. O curso, que deverá ser realizado a distância a partir de março de 2021, é uma reivindicação antiga da categoria.

A reunião foi marcada para comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, 4 de outubro. O grupo é coordenado pelo deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, disse que o curso deverá atingir 370 mil agentes. Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, lembrou que esses profissionais, por conhecerem de perto as famílias de um município, estão sendo importantes no combate à Covid-19.

“Nós somos o primeiro profissional que chega junto do cidadão, da família, do povo brasileiro. Então, nós somos mais do que linha de frente, nós estamos à frente da linha de frente da Covid. E não só da Covid, de todas as outras endemias, de todas as outras doenças”, salientou.

O deputado Dr. Leonardo disse aos agentes que, apesar da proibição de aumentos para servidores públicos até o final de 2021, o reajuste do piso dos agentes fixado em lei de 2018 (13.708/18) está garantido. Pela lei, o piso passará de R$ 1.400 para R$ 1.550 em janeiro do próximo ano.

Fonte: Agência Câmara de Notícias