Brasília, Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Comissões Deputados constatam avanços nos testes de vacina chinesa contra a Covid-19

Deputados constatam avanços nos testes de vacina chinesa contra a Covid-19

E-mail Imprimir PDF

Deputados constatam avanços nos testes de vacina chinesa contra a Covid-19.

Eles conheceram nesta terça-feira (25) os centros de pesquisa e inovação tecnológica do Instituto Butantan, onde será produzida a vacina chinesa

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha o enfrentamento à Covid-19 constatou nesta terça-feira (25) os avanços nos testes da chamada CoronaVac. Os deputados foram a São Paulo para visitar o Instituto Butatan, que coordena os testes no Brasil em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac.

A vacina já está na última etapa de testagem (fase 3) e vem sendo aplicada em profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes infectados pelo coronavírus. A relatora da comissão, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), comemorou os avanços que já permitem cogitar a produção das primeiras 45 milhões de doses da CoronaVac até dezembro.

“Temos tudo isso porque o Brasil tem o maior programa nacional de imunização público e gratuito do mundo. Essas vacinas vão chegar até cada uma das pessoas que vão ser imunizadas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Durante a visita, os deputados conheceram os centros de pesquisa e inovação tecnológica do Instituto Butantan, além do local onde está sendo construída a fábrica para a produção de vacinas.

Recursos
O coordenador da comissão externa da Câmara, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira (PP-RJ), quer garantir recursos federais para o futuro parque produtivo da CoronaVac, caso a vacina realmente se mostre eficiente nesta fase 3 de testagem.

“Foi fundamental a gente vir até o local, entender a estratégia e saber até que ponto a nossa comissão externa pode apoiar o Butantan junto ao Ministério da Saúde, pleiteando recursos também para o desenvolvimento dessa vacina, da mesma maneira que a gente apoiou a Fiocruz para o desenvolvimento de uma vacina (Oxford),  a gente busca informações para apoiar a alocação de recursos para ampliar a produção aqui no Instituto Butantan”.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, conta com esse apoio federal. “É importante que os deputados tenham clareza do nosso projeto e que venham a apoiar as nossas iniciativas junto à Câmara dos Deputados e ao governo federal”.

Também integrante da comitiva, o deputado General Peternelli (PSL-SP) elogiou as instalações e as estratégias do Butantan para os testes e a futura produção da CoronaVac. “Foi possível realizar a avaliação, conhecer as instalações e saber detalhes de como será produzida a vacina.”

Ainda em São Paulo, os deputados da comissão externa visitaram o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que tem várias linhas de pesquisa ligadas à pandemia, como a desinfecção de máscaras de proteção contra o coronavírus.

Fonte: Agência Câmara de Notícias